quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Brincar com a Saúde


Ando já há uns tempos para me pronunciar acerca de umas coisas que andam para aí a circular mas devido ao local onde trabalho podia parecer que estava a puxar a "brasa à minha sardinha" e não fica lá muito bem.
Mas entretanto eu estou a começar a receber em consulta estas loucuras e afins e apetece-me mesmo dar à língua.
Então, eis o que esta malta vende
"PERCA 13 KG EM 1 MÊS"
Ora...espectacular!!! Não há alma que não vá espreitar esse verdadeiro milagre que toda a gente quer. Este tipo de anuncios faz-se sempre acompanhar de fotos do antes e do depois, fotos verdadeiramente fantásticas, porque além de perderem 13 quilos as senhoras melhoram imenso o visual, pintam o cabelo, colocam unhas de gel, ficam mais morenas! Do melhor.
E eu estou a usar aqui o anuncio dos 13 quilos mas podia escolher à vontadinha uns 20 que encontrei por aí!
Eu nem sei por onde hei-de começar mas pronto vá, por uma ponta...
-Se tomarem capsulas milagrosas, chamadas de suplementos alimentares, que substituem a comida e por isso nao necessitam comer o que acontece???
- Se substituirem as refeições por batidos especiais, proteicos, o que é que acontece???
- Se antes de comerem tomarem 3 laxantes e mantiverem esta palhaçada 1 mês o que acontece???
- Se adquirirem comida especializada e sem qualquer tipo de hidrato e sabe-se lá mais o quê e se limitarem a comer aquilo o que é que acontece????

MAS,
Se comerem sopa de legumes às principais refeições, evitarem hidratos de carbono em demasia (como pão, farináceos ..), em 3/4 do prato existirem legumes e no outro terço carne ou peixe, evitarem açucares, doces e refrigerantes?
Que raio acontecerá?

Ahhh...o segredo não está no que acontecerá....
Percebi!!!

6 comentários:

  1. tb há umas pastilhinhas muito jeitosas, agora menos agressivas um"cadinho",pois já houve quem "botasse" uma proibição no seu uso (para grande pena de vedetas da moda) quedão a volta ao miolo e à tiroide. Ah, receitadas na "sua" clinica... curioso.
    É por isso que a assistente maravilha Diana tem uma banda bem real, que isso das virtualidades só para comer o dinheirinho dos tolos.
    (sim, sim, já fui um desses tolos... mesmo tapadinho)
    Pena que este lindo comentário nem vá ver aluz dos dias. Paciência

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro anónimo,
      em muito se engana quando afirma convictamente que "este lindo comentário" nem iria ver a luz do dia!
      Gosto muito pouco de duas coisas, provocações infundadas é uma, a outra é faltas de respeito, neste caso não só à clinica onde trabalho, como também a pessoas que comigo trabalham.
      Se efectivamente assinou um protocolo BGNI, muito estranho que tenha tido 6 meses para se queixar do processo terapêutico, ou do seu fracasso e aguardasse tal momento para o fazer.
      Na eventualidade de algo correr menos bem, o protocolo é adequado a cada semana.
      Compreendo que possa pertencer aos 3% de insucesso terapêutico, lamento, mas esses 3% têm um acompanhamento mais longo e diferenciado e os valores não se alteram por isso.
      Se se encontra insatisfeito sugiro que se dirija a uma das nossas clinicas e exponha o seu caso, eu mesma o contactaria, mas a unica coisa que aqui não está a ver a luz do dia é o seu nome!!!
      Curioso!
      Se realmente existir resposta a esta minha resposta não aparecerá mesmo, porque este é um espaço onde não se permitem este tipo de comportamentos,no entanto se foi meu paciente sabe perfeitamente como me encontrar e apresentar a sua reclamação.
      Inteiramente ao dispor,
      SDRamos

      Eliminar
  2. Bem, espanta-me este texto.
    Não brincar com a saúde... receitando-se tanto manipulado ( e não sendo médica, mas profissional de saúde, enfermeira e tendo visto muitas composições)... tem que se lhe diga.
    Gabo-lhe a garra com que defende essas patranhas. Mas enfim, há quem "se abra" a muita coisa para ter sucesso.
    Antónia Pinto da Costa Venichand

    ResponderEliminar
  3. Enf.Antónia,
    eu acho que existe aqui um equivoco muito grande.
    Em que local do meu texto é que eu defendo o uso medicamentoso seja para o que for?
    Se voltar a ler vai entender que a unica "patranha" que defendo é uma boa alimentação.
    Ou estarei errada?
    Passo a citar-me
    MAS,
    Se comerem sopa de legumes às principais refeições, evitarem hidratos de carbono em demasia (como pão, farináceos ..), em 3/4 do prato existirem legumes e no outro terço carne ou peixe, evitarem açucares, doces e refrigerantes?"
    Bom...penso que não terá entendido a ironia do texto, essa é a melhor explicação.
    E uma mente "aberta" como referiu...é uma mente de acolhimento ao mundo. Na minha profissão a mente é o meu objecto de trabalho e muda constantemente!
    MCumprimentos,
    SDRamos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, de facto no seu texto nada diz sobre manipulados.
      Facto.
      Mas assume-se como colaboradora de um médico( acho que é isso que está no canto superior direito do seu blog, no local onde trabalha) conhecido pelos manipulados. Médico que também receita boa alimentação, certo. com muita sopinha, certo. com tudo de bom, certo e uns manipulados agressivos. (Não tanto agora pois felizmente se pôs alguma "ordem". Por isso alguns desaires nos resultados. Um estudo interessante seria uma contabilidade do numero de pessoas que, ao fim de x ou y anos conseguem manter o peso saudável, entre muitas outras variáveis, fica aqui a sugestão)
      Antónia Venichand

      Eliminar
  4. São opiniões e todos nós temos as nossas.
    Se a minha opinião fosse essa, não trabalharia no local onde trabalho.
    Mas devo deixar claro que eu não sou colaboradora de "um médico", mas sim de uma policlinica com diversas especialdades como pode ser visto no site da mesma.
    Agradeço a sugestão, mas essa avaliação daria aqui pano para mangas. especialmente no que concerne ao manter os habitos de alimentação...mas como referi, confio plenamente na clinica em que trabalho. De olhos fechados, ou eu mesma nao recomendaria a pessoas que amo tal nome.
    MCumpimentos,
    SDRamos

    ResponderEliminar